02 setembro 2017

TAG | 30 Perguntas Literárias

Não tenho por hábito responder a tags aqui no blog, mas esta pareceu-me muito interessante. Espero que gostem! 

1. Livro de infância preferido?
Não lia muito quando era mais nova, mas lembro-me de ler O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares, na escola, e de ficar fascinada com a história. Por isso, penso que posso considerar este o meu livro de infância preferido.

2. O que estás a ler agora?
Neste momento encontro-me a ler Os Maias, de Eça de Queiroz. Ah, secundário...

3. Preferes ler um livro de cada vez ou vários de uma vez?
Nunca li vários de uma vez, pois acho que me ia fazer confusão. Mas, quem sabe um dia, não me arrisco em ler dois ao mesmo tempo.

4. Já alguma vez mudaste de gosto literário?
Os romances são, atualmente, a minha leitura de eleição. Mas desde sempre que adoro ler young fiction. Apesar de agora não estar tanto virada para este género, este continua a ser dos que mais gosto de ler. Por isso, acho que o meu gosto literário se manteve ao longo dos anos.

5. Qual o livro que menos gostaste de ler este ano?
Talvez Os Passos em Volta, de Herberto Helder. Não porque o livro é mau, mas porque ainda não tenho bases suficientes para ler um livro de tamanha dificuldade.

6. Qual o livro que mais gostaste de ler até agora?
O Ano Sabático, de João Tordo. 

7. Com que frequência lês fora da tua zona de conforto?
Muito raramente. Não consigo estar concentrada se estiver num lugar que não me seja confortável. 

8. Qual a tua zona de conforto literária?
Qualquer lugar da minha casa, desde que não haja barulho. Mas, na maioria das vezes, leio no meu quarto.

9. Consegues ler em transportes públicos?
Não, exceto as notícias que me aparecem no facebook ou as descrições das fotos do instagram. Livros? Nem pensar. Too much noise.

10. Lugares preferidos para ler?
Na minha cama, na secretária ou na carpete fofinha do meu quarto (não me julguem por gostar de ler no chão).

11. Qual a tua política para emprestar livros?
Não gosto de emprestar livros. Mas empresto-os a pessoas da minha confiança e que sei que vão cuidar bem deles.

12. Costumas escrever nos livros?
Só costumo escrever nos livros que vou apresentar na escola e dos quais preciso de tirar informações, notas ou coisas relevantes. Nos livros que leio apenas como passatempo não costumo escrever.

13. Em que língua preferes ler?
Português.

14. O que te faz amar um livro?
Personagens interessantes e/ou que tenham uma personalidade e uma maneira de ver a vida semelhante à minha, pormenores detalhadamente detalhados (perceberam a redundância?), mas não em exagero (como n'Os Maias) e um enredo cativante. Ah, e uma história de amor, também ela cheia de pormenores detalhadamente detalhados.

15. O que te faz odiar um livro?
Personagens com nomes demasiado estranhos e que me fazem perder imenso tempo a tentar perceber como se pronunciam os nomes e ausência, ou quase, de diálogos.

16. Género de livro preferido?
Penso que romance e young fiction sejam os meus géneros preferidos.

17. Um caso em que a fama do livro destruiu a tua experiência?
Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas. Pensei mesmo que fosse um livro que fosse adorar! Eu lia os comentários das pessoas que leram o livro a elogiá-lo, a dizerem que era maravilhoso. Foi uma enorme desilusão. O único que livro que deixei por terminar.

18. Com que frequência concordas com críticas de livros?
Não costumo ler críticas aos livros que leio, mas quando leio, geralmente vão de encontro à minha opinião.

19. Personagens preferidas de um livro (e de qual)?
Para ser sincera, não tenho uma personagem preferida. Acho que cada personagem tem as suas qualidades, os seus defeitos, e todas dão o seu contributo à história.

20. Vilão preferido?
Ao ler esta pergunta apercebi-me de que os livros que leio não tem (ou pelo menos a meu ver) um vilão. Acho que preciso de ler outro género de livros ahah.

21. Maior quantidade de tempo que ficaste sem ler?
Meses, muitos meses...

22. Um livro que não terminaste?
Como referi a cima, Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas. Não consegui mesmo terminá-lo. Senti que era tempo desperdiçado.

23. O que te distrai quando estás a ler?
Acho que tudo me distrai. Quando estou a ler preciso de silêncio absoluto e de manter o telemóvel afastado. Caso contrário estou sempre a ver as horas ou a olhar para a televisão para ver o que está a dar.

24. Adaptação preferida para filme?
De todos os livros que li (que, infelizmente, não são assim tantos), apenas dois tiveram adaptação cinematográfica. Desses dois, a minha adaptação preferida foi do livro A Culpa é das Estrelas, de John Green.

25. Preferes guardar os livros ou dá-los a alguém quando terminas?
Guardar, sem dúvida. Sonho em ter uma biblioteca grande, cheia de livros (quem não?).

26. Um livro que achaste que não ias gostar mas acabaste por gostar?
O que Fazem Mulheres, de Camilo Castelo Branco. Sempre fui muito reticente no que diz respeito a autores portugueses. Mas, ultimamente, dado que tenho Literatura Portuguesa, os autores portugueses são agora quem ocupa mais espaço na minha estante. Sem dúvida que a minha opinião no que diz respeito aos autores portugueses estava errada.

27. Um livro que achaste que ias gostar mas acabaste por não gostar?
Mais uma vez, Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas. Tinha as expetativas muito elevadas no que diz respeito ao livro e foi uma total desilusão.

28. Qual é a capa mais bonita da tua estante?
Os Passos em Volta, de Herberto Helder e O que Fazem Mulheres, de Camilo Castelo Branco (não consegui escolher só uma xd).

29. Se pudesses entrevistar um autor, qual seria?
Talvez João Tordo, autor do meu livro preferido, Afonso Cruz, também ele autor de um dos livros que mais gostei de ler (O Pintor Debaixo do Lava-Loiças) e o falecido Eça de Queiroz, só mesmo para perguntar porque raio Os Maias tinham de ser daquele tamanho ahah (just kidding).

30. Qual o teu maior livro e o mais pequeno em termo de páginas?
O maior, com 736 páginas, é Os Maias (qual é que havia de ser?) e o mais pequeno, com 112 páginas, é Fórmulas de Uma Luz Inexplicável, de Nuno Júdice.

Gostaram da tag? Há alguma coisa em que sejam parecidos comigo?


Sem comentários :

Enviar um comentário