12 julho 2017

FILMES | What the Health

Estava eu a ver as histórias do meu Instagram quando reparo que duas pessoas que eu sigo estavam ambas a ver um documentário chamado "What the Health", estreado em março deste ano. 

Este documentário tem como intuito mostrar a origem de muitas doenças e problemas de saúde que todos nós conhecemos (diabetes, ataques cardíacos, cancro e por aí fora) e dar-nos a conhecer a realidade por detrás de grandes associações que se dizem ser defensoras da luta contra o cancro da mama, contra a diabetes, etc. 

Este documentário baseia-se maioritariamente na dieta alimentar americana que, escusado será dizer, é das piores (se não a pior) que existe e, por isso, todas as associações referidas são americanas. Isto não quer dizer que o mesmo não se passe noutros lugares, mas tudo o que aqui vou referir (e que está referido no documentário) passa-se nos Estados Unidos. 

Mas voltando ao dito documentário. O verdadeiro problema está no facto de estas associações apenas se focarem na "cura" da doença e não na prevenção. Escrevi cura entre aspas porque, na verdade, as grandes associações que deveriam cuidar da nossa saúde, não estão propriamente interessadas no bem estar da população, mas sim no bem estar das indústrias que as patrocinam. Ao longo do documentário são mostrados vários estudos que referem que a carne processada é cancerígena, que as carnes brancas, nomeadamente o frango, não são saudáveis como se pensava e são tão prejudiciais quanto as carnes vermelhas, que os ovos, essencialmente a gema do ovo, não são bons para a saúde, aliás, referem mesmo que comer um ovo por dia é tão prejudicial quanto fumar 5 cigarros por dia, para a expetativa de vida. Dizem que o leite e os seus derivados são maus e concluem dizendo que uma dieta vegan é a solução para muitos problemas. Mas, se isto é prejudicial, porque é que as associações que nos deviam ajudar e aconselhar não nos dizem que o leite é mau? E porque é que recomendam o consumo de carne, nomeadamente a vermelha? É simples: as associações são pagas por indústrias de laticínios, de carnes, muitas vezes por cadeias de fast food. Ora, se eles são pagos por uma indústria que cria vacas para dar leite, não vão dizer às pessoas que o leite é mau, certo? 

São este tipo de problemas que fazem com que as pessoas não mudem o seu estilo de vida e vivam toda a sua vida a tomar medicamentos para todo o tipo de problemas. Por isso é que eu acho que devemos sempre investigar também nós sobre os variados alimentos que existem e tirar as nossas próprias conclusões.

Este documentário pretende que as pessoas mudem os seus hábitos, tem como objetivo ser uma espécie de life changing. Para uns pode afetar mais do que outros, mas eu acho que o importante é nós saber avaliar os diversos estudos que fazem sobre os alimentos e escolher em que acreditar. Não é por este documentário falar mal dos ovos que eu escolhi deixar de os consumir. Vou continuar a comer ovos, e carne e peixe. O leite já quase não consumo, mas se quiser comer uma pizza com queijo eu vou comer. Cada um tem de ter noção do que é certo para si e do que deve ou não fazer. É para isso que temos um cérebro, para pensar e não para ocupar espaço. 

Posto isto, se estão a pensar em mudar o vosso estilo de vida e/ou quiserem adotar uma dieta vegan, este documentário pode-vos dar um empurrãozinho. Se não for esse o caso, podem vê-lo na mesma, como eu fiz, e tirar as vossas próprias conclusões. Mas nunca se esqueçam: não façam algo só porque apareceu num documentário, informem-se noutros lugares, leiam vários estudos, e aí sim, façam as vossas opções.

Sem comentários :

Enviar um comentário