19 julho 2017

Adolescência, podes ficar para sempre?

Não tenho pressa em tornar-me adulta. Adoro a adolescência e, na verdade, ao contrário de muita gente, não anseio os dezoito anos. Gosto de viver um dia de cada vez, sem pensar no amanhã. Todos os dias, quando acordo, é com um sorriso, pois é sinal de que tenho mais um dia pela frente, e todas as noite, quando me vou deitar, agradeço por mais um dia passado, por mais aventuras, mais sorrisos e mais amor.

Que me lembre, nunca quis muito tornar-me adulta. Talvez queira nos momentos enfadonhos que passo nas aulas, em que já me dói o rabo de estar sentada na cadeira e o meu cérebro parece que acabou de correr uma maratona. Mas, como disse, são meros momentos. Quando me lembro dos encargos de um adulto fico logo feliz por ainda ser uma jovem estudante e não ter de me preocupar com gerir o dinheiro, tratar do carro e da casa e com aquelas questões e aqueles problemas que todos os nossos pais tem constantemente: "o que faço para o jantar?", "é preciso meter gasolina", "temos de ir às compras", e por aí em diante.

Adoro ser adolescente e não consigo perceber aquelas pessoas que anseiam chegar aos dezoito anos para tirarem a carta de condução e se verem livres da casa dos pais (bem, aqui já me identifico um bocadinho, mas não vou abordar este assunto por agora). Há tantas coisas boas na adolescência (e não estou a falar só da quantidade exorbitante de férias que nós, adolescentes, temos). Não temos de nos preocupar com as despesas da casa, o que inclui as compras do supermercado, os produtos de limpeza, a conta da eletricidade, do lixo, da água e outras mais coisas, não temos de levar o carro à oficina se este avariar, não temos de nos preocupar com os gastos de material escolar, que é o maior pesadelo de todos os pais. Para quê querer ser adulto quando é tão bom ser adolescente?

Na verdade, há coisas que me fazem querer ansiar pelos dezoito anos. "Mas, não te estás a contradizer agora?". Sim e não. É verdade que já referi que não percebo o porquê das pessoas quererem atingir rapidamente a maioridade, que não tem lógica, que ser adulto é uma trabalheira, blá, blá, blá. Mas, a verdade, é que há coisas que só aos dezoito anos é que podemos fazer, e eu tenho objetivos que só a partir dessa idade é que vou poder realizar (deixo esta ideia para outro post). Apesar de tudo, continuo a achar que não devemos ansiar seja por que idade for. Devemos aproveitar cada dia e cada ano da melhor maneira, sem pensar em demasia no futuro, porque não sabemos o que nos espera. É aproveitar o agora e tirar proveito de cada etapa da nossa vida, seja a adolescência, os dezoito anos, os vinte, os trinta e até os cem, se lá chegarmos. Por isso, vamos deixar a vida de adulto no sítio dela e viver a adolescência, que, acreditem, vai deixar saudades.

Imagem relacionada

2 comentários :

  1. Concordo e discordo. Não sinto que tenha ficado mais adulta do que já era, pois, sempre tive muitas responsabilidades e sempre fui muito matura. A nível de férias, como tenho feito tudo direitinho na Universidade, até tenho tido mais do que no Secundário. Sim, a adolescência foi boa e dava jeito para certas situações. Porém, não me preocupa a questão da idade e dos afazeres, isso vem com o tempo e com o meio em que vives, não com um número que nem sequer te define, porque pertence a muitos outros também que em nada se assemelham a ti. Entendes, Mary?
    Dito isto, espero mesmo que, quando alcançares os 18, sejas uma menina muito jovem, feliz e sensata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso ter deixado transparecer uma ideia errada quanto há minha visão sobre ser adulto e ter responsabilidades. Não tenho de todo medo de me tornar adulta, aliás, por vezes sinto vontade de ter essa vida atarefada e de me sentir mais responsável (eu gosto de desafios e de coisas difíceis haha). Apenas quis referir que muitas vezes os adolescentes não aproveitam bem essa fase da sua vida e querem de toda a forma atingir a maioridade, muitas vezes esquecendo as responsabilidades que a vida de adulto acarreta.
      E obrigada por essas palavras queridas ditas no final! Também espero que tenhas uma vida muito feliz e cheia de coisas boas. <3
      Beijinhos

      Eliminar