31 março 2017

LIVROS | O Ano Sabático

Hoje venho-vos falar de um livro que, até agora, foi sem dúvida um dos meus preferidos.

Resultado de imagem para o ano sabático joão tordo
O Ano Sabático é um livro da autoria de João Tordo, um escritor português. Este livro, um romance, conta a história de Hugo, um contrabaixista de jazz, que mora em Montreal, e que decide tirar um ano sabático e voltar então para a sua cidade natal, Lisboa. O ano sabático consiste no período de 12 meses em que alguém se afasta do trabalho e decide se dedicar a um projeto profissional ou a alguma realização pessoal. Hugo tira este ano para poder encontrar a harmonia junto da família, e para poder conhecer melhor o seu eu interior. O que Hugo não sabe é que o que era suposto ser um ano calmo e sereno, irá se tornar no ano mais assombroso da sua vida. Numa das noites Hugo vai assistir a um concerto de um pianista, Luís Stockman, e é quando este toca um tema inédito que tudo irá começar. Esse tema é nada mais nada menos do que o tema que Hugo vem há já muito tempo escrevendo na sua cabeça. É a partir daí que a vida de Hugo, e mais tarde de Stockman, começa a mudar.

Ao longo do livro serão vários os acontecimentos tenebrosos na vida de Hugo e serão várias as vezes em que ele questionará "Será que existe alguém igual a nós no mundo?", "Será possível existir alguém que pense o mesmo que nós?".

Este livro acaba também por nos fazer questionar a nós mesmos sobre alguns aspetos da vida e da nossa existência. Existirá realmente alguém parecido connosco, física e psicologicamente? Alguém que pense como nós? Que sinta o que nós sentimos? E são estas ideias que tornam o livro rico, apaixonante e sensacional.

Se ainda não o leram, adicionem-no já ao vosso carrinho de compras. Será definitivamente uma leitura fantástica.

2 comentários :

  1. Gostei bastante da tua review ☺️ �� Tendo em conta que somos da mesma cidade quando eu te vir na rua eu peço-to emprestado ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado! <3 Não consigo saber quem és, está em anónimo xd

      Eliminar