16 junho 2016

É já amanhaaaaa! #2

Sim, agora estou a falar do exame de português. Para quem, como eu, está no 9º ano, neste momento já deve estar com os nervos em franja, com uma ansiedade tremenda, a sentir o pânico, o horror! Mas relaxem, não é o fim do mundo, é só um exame de português (sim, só). A pensar em vocês (e em mim) decidi fazer um post que vos pudesse ajudar a acalmar os animos e a encarar o exame como uma simples revisão de tudo o que fizeram durante o ano e não a 3ª Guerra Mundial. Posto isto, passemos às dicas:

  1. Manter a calma é essencial. Se te preparaste bem ao longo do ano não é agora que as coisas vão correr mal. No entanto, se tiveste dificuldades, aconselho a tentares perceber quais são as tuas maiores dúvidas e a apostar nas coisas onde te dás melhor, como nas composições, na passiva, etc.
  2. Não estudes até às tantas. Uma boa noite de sono é fundamental para o exame te correr bem, por isso, nada de ficar amarrado aos livros até às duas da manhã, até porque não é em duas ou três horas que vais conseguir perceber os Lusíadas, quanto muito faz um apanhado geral sobre toda a matéria.
  3. Um bom pequeno almoço também ajuda. Acorda cedo e toma o pequeno almoço com tempo, nada de pressas. Se não o tomares, durante o exame vais-te sentir fraco e com dores de barriga! Um pequeno almoço completo e com o que tu mais gostas pode fazer a diferença!
  4. Vai cedo para a escola. Não vás mesmo em cima da hora do exame. Se fores cedo, ainda tens tempo para conversar com os teus amigos e apanhares um bocadinho de ar antes de entrares. Vais-te sentir mais relaxado e o exame irá correr melhor!
  5. Já com o exame em cima da mesa, começa por lê-lo todo antes de começares, especialmente as composições. Assim podes perceber as perguntas em que tens mais dificuldade e nas quais vais precisar de mais tempo para responder. Quanto à composição, como se encontra no final, poderás ter pouco tempo para pores a tua criatividade em prática e se a leres antes, podem-te surgir ideias ao longo do exame.
  6. Não percas demasiado tempo numa pergunta, se não a conseguires fazer, deixa-a para o final e avança para a seguinte. Assim não perdes tempo e pode ser que te surja a resposta mais tarde.
Foram estas as minhas dicas e espero ter ajudado. Agora só me resta desejar um excelente exame a todos!
Beijinho, Maria

3 comentários :

  1. Muita sorte! Eu já me livrei dos estudo, e olha que sabe bem mas depois tens saudades :P

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Até que nem correu mal, tirando a gramática que dá-me cabo da cabeça :p Neste momento o que mais quero é ver-me livre da escola mas tenho perfeita noção de que vou ter saudades, quem não tem?
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Concordo com as tuas dicas!

    Sempre conheci pessoas que, como não estudavam regularmente, passavam as noites anteriores aos testes em branco. Eu nunca soube o que é isso de "queimar pestanas" porque nunca precisei de fazer uma maratona de estudo para compensar a sua falta regular.

    Não perder demasiado tempo numa pergunta também é fundamental. Na universidade, os poucos testes que fiz (na maioria das disciplinas era avaliada através de um trabalho final) tinham duas ou três perguntas, mas como as respostas eram enormes a última sofria sempre um bocadinho devido à falta de tempo. Mas gostei tanto de estudar que até tenho saudades daqueles últimos minutinhos em que tentava terminar uma resposta à pressa, com o professor a ter quase que me arrancar a folha de respostas da mão!

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar