31 agosto 2016

Fed up | O documentário que toda a gente tem de assistir

Vi o "Fed up" pouco depois de ter visto um post noutro blog acerca do mesmo e logo percebi que também o deveria recomendar a vocês e falar um pouco sobre ele.

Basicamente, neste documentário ficamos a perceber (ainda mais) o mal que as gorduras (as más, obviamente), as comidas processadas e os açúcares (os mais abordados no documentário) nos fazem.

Ao longo do filme, vários jovens mostram o quão difícil é para eles perder peso, principalmente devido aos anúncios sobre fast food e todo o marketing que está em volta deste assunto. Tudo começa nas escolas, onde os jovens passam grande parte do dia e onde realizam algumas das suas refeiçôes (lanches e almoço), as quais estão repletas de gorduras trans e saturadas e em açúcares, como pizzas, batatas fritas, nachos e sumos. Tudo isto, todos os dias.




 É verdade que o documentário se passa nos Estados Unidos, onde a taxa de obesidade é muito maior que em Portugal e onde a dieta americana é muito diferente da nossa, que é considerada uma das dietas mais saudáveis (a dieta mediterrânica). No entanto, sabemos que apesar do fitness e dos bons hábitos aliemntares estarem a conquistar cada vez mais a população, ainda existem pessoas que estão acima do peso e que ainda precisam de mudar certos hábitos alimentares. 

No filme também mostram algumas "curiosidades" que desconhecíamos e que muitos se calhar preferiam continuar sem saber. Passo a citar algumas.
  • Sabiam que para perder cerca de 600ml de coca cola teríamos de andar 1h15m de bicicleta?
  • E sabiam que para perdermos cerca de uma bolacha com pepitas de chocolate teríamos de correr mais ou menos 20 minutos?
  • E o açúcar? Sabiam que é oito vezes mais viciante que a cocaína? (Não quis acreditar nesta)
  • E sabem o mais interessante ainda? As comidas ditas diet e light na maioria das vezes são iguais ou piores do que as normais. (Porque será que não consigo emagrecer, a coca cola é light...)
É assustador pensar nestas coisas e por isso mesmo é que não devemos ignorar! Hoje em dia as crianças começam cedo a beber refrigerantes e a comerem coisas que não fazem bem, mas é muito mais fácil dar-lhes aquele gelado que tanto gostam ou aquela papa que só contêm açúcares mas que é a preferida deles, do que os obrigar a comer a sopa ao jantar e a fruta ao pequeno-almoço (para quê insistir se eles não gostam?), porque mais vale aturar umas birras do que chorar no futuro porque o nosso filho teve um ataque cardíaco ou ganhou diabetes.

Tudo isto pode ser evitado, basta ter força de vontade e pensar que há tanto para viver! Devo mesmo desperdiçar a minha vida sentado num sofá a comer batatas fritas e a gastar dinheiro em medicamentos contra o colesterol, os diabetes, a hipertensão, para o estômago, para isto, para aquilo. Ou devo-me mexer, levantar do sofá e dar uma longa caminhada pela minha rua, ouvir a natureza, ver as pessoas, os animais, sentir o sol na cara, e depois, chegar a casa e preparar um bom pequeno almoço: as papas de aveia num dia frio, um batido fresquinho num dia quente, ou aqueles ovos mexidos, ricos em proteína e que são tão bons... 

Desculpem o post longo mas fiquei demasiado inspirada e tive que escrever isto. Acreditem que é tudo uma questão de hábito e de fazer escolhas saudáveis! Vão ver que depois de começarem não vai dar para mudar. Ser saudável não é uma dieta de 21 dias, mas sim um estilo de vida.
Como diz a Filipa Gomes: Comam bem e sejam felizes.

Sem comentários :

Enviar um comentário